Como ando por aqui a correr atrás da cauda tenho o direito ao inesperado, isto é, fazer um apanhado do ano 2009 em pleno Março de 2010. Como diria o inestimável Fernando Pessa:

– E esta hem!

Os génios são assim, do nada surge a originalidade, estou orgulhoso, muito orgulhoso, reparem ,zás, mais um coelho que sai da cartola!

Ok, já chega!

Vamos por tópicos:

2009 em revista

Categoria Ainda Se Escreve Divinamente: Paul Theroux “The happy Isles of Oceania”, literatura de viagens como nunca li, mete o Sr. Bill Bryson a um canto.

Categoria Viagem do Ano: Granada, Espanha, Agosto. Fiquei umas duas horas a olhar para o Alhambra sem pio. Quarenta e sete graus em Córdoba e um zarolho anão a assaltar-me num estacionamento:

Anão: Saca unas moeditas girafa ou te cuerto a las puestas|

Eu: 600 Km en el luembo e mi quieres hacer dano!

Anão: Deixia-te de mierdas e saca el carcanhiol que tiengo que andar-me a beber una cierviezita!

Eu: Tioma dios eurios e no me saques las triepas!

Anão: (Levantando a pala para verificar a miséria do saque) Si Camões fuesse vivo te renegava forrieta de um madre que acia carinhos a tiodos del biairro!

Eu: Buena fortuna Sr. Anião e num parta los cuernos de encuentro a iun autiocarro!

Categoria Barrete Gastronómico: Alguns restaurantes são assim, da primeira vez que fui fiquei bem impressionado, da segunda… nunca mais lá vou. La Paparrucha, mesmo assim, a melhor vista sobre a cidade de Lisboa.

Categoria 5 Estrelas Gastronómico: Salsa e Coentros, Alvalade. Onde comi o tal arrozinho de perdiz… 

Categoria Séries Em Série: Californication, uma barrigada de filosofia de ponta, servida com doses colossais de sentido de humor.

Categoria Lady Divinal: Monica Bellucci, confessso que a moça é engraçadota…

Categoria Imbecil Acima de Qualquer Suspeita: O Sr. Engenheiro, sim! O tal que manda nisto e com a maior das boçalidades goza o pagode e enche o odre. Muita fachada para tão pouco alicerce. Ninguém gosta de ser gozado, mas sentir os perdigotos do gozador na face e a arrogância cravada no lombo… desagradável!!!

Categoria Evento Desportivo: WCT Rip Curl Surf Peniche, ver os meus ídolos ao vivo, ver atitude, no fear, toneladas de talento… afinal eles existem… mutantes!!!

Categoria Fui e Fiquei Agarrado: Snowboard!!! Sempre gostei de praticar desporto, desde o matraquilho, xadrez, surf, chinquilho, bilas, escalada, pião, bola, prego, tudo e umas botas. A malta da neve sempre me causou alguma irritação, ” a neve isto…”, ” as pistas pretas aquilo…”, ” a neve fora de pista aqueloutro…”. Fui, adorei, estou agarrado e nunca pratiquei desporto que me desse tanto gozo como deslizar (às vezes rebolar) montanha abaixo. Loucura!!!

Categoria Refeição De Sonho: Sopa de Cação, Arroz de Perdiz (a empada também estava divinal) e Sericaia (da amiga).

Categoria Pinga Dos Deuses: Batuta 2007, Douro, Niepoort, néctar dos deuses!

Categoria Por Um Triz: Não ter estoirado os dentinhos todos quando me atirei por um barranco que nem uma flecha… Nem eu resisto a um “não és homem, não és nada!”. Se me tem escapado uma patinha ainda agora estava a procurar os molares. Radical!

Categoria Obrigado Altíssimo: Ter mantido os molares intactos!

Categoria Está Fresquinho: Não conseguir sentir os dedos dos pés, os pés, os tornozelos, os joelhos, tudo acima e entre os joelhos, depois de uma surfada sem apanhar uma onda em Carcavelos. Gelo!!!

Categoria A Tal: Não apareceu, ou então estava na ponta do meu nariz e eu espirrei!

Categoria Por Um Triz 2: Apuramento para o Mundial de Futebol África do Sul 2010. I´ve got a feeling… que vamos lá levar cabazadas! Ú! Ú!

Categoria Pinóquio: Já não me lembro assim tão bem do que fiz o Verão passado e é melhor ficar por aqui, antes que me meta no costumeiro carrinho de rolamentos e estoire os molarzinhos…

Categoria Ainda Aqui Estou: Ninguém se livra de gramar com: Balanço 2009 Parte Dois. Medo!!!