– A minha irmã diz que sofres de um trauma de infância!
Expirei para o ar o fumo do charuto, e perdi-me nas luzes exteriores rasgando um sorriso interior.
O número de encontros não são suficientes para declarar e celebrar intimidade e confiança entre mim e a irmã da minha amiga. No entanto, confesso que os primeiros contactos com o meu ser revelam os mais surpreendentes argumentos.
Quem comigo troca experiências de longa data, sabe que o meu modus operandi perante as novas criaturas que se aproximam do meu território é composto por duas fases:
Após uma primeira fase de observação comportamental do intruso, a segunda foca o proferimento de disparates ad eternum e ad nausea, com o intuito de que seja revelado o limite de paciência da presa.
No entanto, esta afirmação talvez possa parecer normal e pouco fundamentada, mas vem revelar a génese da questão, o core do assunto, o Graal dos Tratados dos Institutos de Psicologia devidamente aprovados pelos respectivos Ministérios.
Ora, sabendo que a irmã da minha amiga, tal como muitos outros jovens,  segue o sonho de concluir o curso de Psicologia, num dos muitos Institutos em que a propina deve rondar no mínimo 250 €/ mês, e com uma duração de quatro anos (Modelo Pré – Bolonha) concluímos que haverá um investimento directo de € 11 000.
Claro que depois temos de adicionar os valores das matrículas, dos seguros, do material escolar, do Passe Social, do traje, do convívio social diário e das festas de integração e socialização.
Após muitos euros investidos o segredo é-lhes revelado no ano de conclusão como sagrado envangélico. Toda a panóplia psicológica resume-se apenas a… Trauma de Infância.
Agora, meus caros cidadãos, compreendem porque é que os psicólogos recém licenciados cobram 50 € por sessão?
Exactamente!
Recuperar o investimento absurdo que foi revelado apenas em três palavras: Trauma de Infância.
Mas, caros cidadãos, quem se sentir neste momento com a mente em branco, ou a sentir a vida próxima do caos, eu tenho a vossa solução,… E tudo tratado na vanguarda da tecnologia:

a) Por 0,60 €, basta enviar  uma mensagem para 1 23 23, com a palavra que destaca a vossa psicose, e logo obterão a resposta aos vossos males: “Trauma de Infância”;

b) Por 1€, enviem-me um mail descrevendo a vossa situação,… Só para cumprir o ritual de contrato, pois a resposta já aqui vos faculto:

Caro(a) Sr(a)

Em resposta à sua situação, tenho a revelar que após reflectir sobre o assunto, concluo que a sua patologia psicológica é devido a um trauma de infância.

O valor correspondente à consulta solicitada, deverá ser depositado na conta que consta no topo do mail.

Após a confirmação do seu depósito enviarei os contactos referentes à terapia de grupo.

Desejo-lhe as rápidas melhoras

Atentamente

Dr. Martini Komodo